terça-feira, 3 de janeiro de 2012

As Mulheres...


Somos 52% de mulheres no nosso município, de acordo com o último censo do IBGE. Está na hora de sermos mais participativas no meio político, termos voz, porque afinal sofremos todas as angústias de uma administração mal feita, ou relapsa. Para isso precisamos conhecer o que é políticas públicas, afinal mandamos nossos filhos para a escola, e não sabemos se o ensino é satisfatório ou não. Nossa preocupação; ele poderá ser um profissional auto suficiente? Como acompanhar o mundo moderno que com tanta rapidez muda a cada dia? Já ouvi muita gente dizer, "detesto política", e eu pergunto será que não há uma preocupação, com o lixo que não é recolhido na porta da sua casa? Com o transporte público de má qualidade? Com o preço do IPTU que chega todo ano na sua casa? Com o atendimento básico de saúde que o município oferece? Com a criança que está febril e não tem pediatra para atender? Este mundo pertence à todas nós. É fácil nos omitirmos e simplesmente reclamarmos, mas o que efetivamente eu posso fazer para mudar? Como eu faço parte do desejo de mudanças, como eu posso dizer "basta"?
A mulher criada para ser mãe e dona de casa, tem papel importante no caminho histórico do país, Em 1940 era necessário a mulher enfermeira na 2ª Guerra Mundial, daí até seu término a sociedade começou a "aceitar" a mulher no mercado de trabalho (em algumas profissões). Não era comum a mulher profissional. A sociedade não sabia lidar com estes avanços pós guerra.
Ficamos com o acumulo de funções, esposa, dona de casa, mãe, educadora etc.
Ainda vejo estes múltiplos papéis nas minhas amigas e confesso que eu particularmente, vim de uma mãe guerreira e lutadora que soube se impor , uma aluna do curso de direito onde a maioria eram homens. E se fez respeitar como profissional durante seus 90 anos até falecer.
Portanto mulheres acordai...

Um comentário:

  1. Salve Moira!
    Daqui do Maranhão sigo acompanhando tuas atividade por meio da rede.
    A participação da mulher na política é fundamental, para que esse olhar feminino, sutil detalhista, carinhoso, maternal, venha acrescentar valores e somar forças na luta por um mundo melhor.
    Bom trabalho e boa sorte!
    Rodrigo e Kacilda.

    ResponderExcluir