terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Saúde da Mulher


A saúde da mulher sempre foi um ponto de muita discussão, como trabalhei em vários programas de saúde materno-infantil, aleitamento materno, cuidados com a gravidez, parto e puerpério, sempre foi um tema que me preocupou, enquanto educadora em saúde.

"A humanização da atenção em saúde é um processo contínuo e de­manda reflexão permanente sobre os atos, condutas e comportamentos de cada pessoa envolvida na relação. É preciso maior conhecimento de si, para melhor compreender o outro com suas especificidades e para poder ajudar sem procurar impor valores, opiniões ou decisões.

A humanização e a qualidade da atenção são indissociáveis. A qua­lidade da atenção exige mais do que a resolução de problemas ou a disponibilidade de recursos tecnológicos. E humanização é muito mais do que tratar bem, com delicadeza ou de forma amigável.

Para atingir os princípios de humanização e da qualidade da aten­ção deve-se levar em conta, pelo menos, os seguintes elementos:

– acesso da população às ações e aos serviços de saúde nos três níveis de assistência;

– definição da estrutura e organização da rede assistencial, incluindo a formalização dos sistemas de referência e contra-re­ferência que possibilitem a continuidade das ações, a melhoria do grau de resolutividade dos problemas e o acompanhamento da clientela pelos profissionais de saúde da rede integrada;

– captação precoce e busca ativa das usuárias;

– disponibilidade de recursos tecnológicos e uso apropriado, de acordo com os critérios de evidência científica e segurança da usuária;

– capacitação técnica dos profissionais de saúde e funcionários dos serviços envolvidos nas ações de saúde para uso da tecno­logia adequada, acolhimento humanizado e práticas educati­vas voltadas à usuária e à comunidade;

– disponibilidade de insumos, equipamentos e materiais educa­tivos;

– acolhimento amigável em todos os níveis da assistência, bus­cando-se a orientação da clientela sobre os problemas apresen­tados e possíveis soluções, assegurando-lhe a participação nos processos de decisão em todos os momentos do atendimento e tratamentos necessários;– disponibilidade de informações e orientação da clientela, familiares e da comunidade sobre a promoção da saúde, assim como os meios de prevenção e tratamento dos agravos a ela associados;

– estabelecimento de mecanismos de avaliação continuada dos serviços e do desempenho dos profissionais de saúde, com participação da clientela;

– estabelecimento de mecanismos de acompanhamento, contro­le e avaliação continuada das ações e serviços de saúde, com participação da usuária;

– análise de indicadores que permitam aos gestores monitorar o andamento das ações, o impacto sobre os problemas tratados e a redefinição de estratégias ou ações que se fizerem necessárias."

Somos à favor de um projeto existente como o Hospital da Mulher, que atende a mulher desde seu nascimento, até sua maturidade , como menopausa, osteoporose e etc.

Com ações de orientação e educação em saúde trabalhar a prevenção é o foco mais consistente da saúde pública, é muito mais barato prevenir a doença, do que passar pelo processo de internação e altos custos de um hospital. É bom prá administração pública, que não ficaria com o ônus do custo dos atendimentos.

A educação e prevenção pode ser feita nos postos de saúde da família, nos centros de saúde, nas comunidades.


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