quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Educação em casa


A importância da família na vida da criança

O primeiro grupo de pessoas com quem a criança, ao nascer, tem contato é a família. É interessante que logo a criança já demonstra suas preferências, seus gostos e suas diferenças individuais. Também a família tem seus hábitos, suas regras, enfim, seu modo de viver. É desse modo que a criança começará a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar seus interesses e tentará se comunicar com esta família.

Está aí, neste círculo de pessoas que rodeiam a criança, a fonte original da identidade da criança.

Desde cedo, os pais precisam transmitir à criança os seus valores, como, ética, cidadania, solidariedade, respeito ao próximo, auto-estima, respeito ao meio ambiente, enfim, pensamentos que leve essa criança a ser um adulto flexível, que saiba resolver problemas, que esteja aberto ao diálogo, às mudanças, às novas tecnologias.

A criança já aprende desde pequena o que a mãe não gosta, o que é perigoso, o que pode e o que não pode fazer. Percebe-se, então, a importância da orientação dos pais.

À família cabe entender que a criança precisa de liberdade, mas por si só não tem condições de avaliar o que é melhor ou pior para ela mesma. A família é o suporte que toda criança precisa e, infelizmente, nem todas têm. É o sustentáculo que vai ajudar a criança a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; não podemos transferir para a escola todo o aprendizado e comportamento social que a criança deve ter em casa na convivência com a família. A criança é o reflexo da família em seu comportamento escolar. Tenho visto nos últimos anos, a ausência da família, para a criança, ou porque a mãe trabalha fora, não tem tempo, ou o pai é ausente ou seria mais fácil transferir valores familiares para a educação infantil. O diálogo é sempre importante e as escolas tem que aglutinar a família à escola. A escola não é um reduto à parte onde só os professores dominam. É preciso haver um trabalho em conjunto Escola e Comunidade. No que confere às Secretarias de Educação, este hábito deve ser cultivado entre seus diretores , professores e a comunidade.

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